Muitas empresas e seus profissionais gastam muitos recursos anualmente para desenvolver o nível de inglês mas será que vale a pena? Será que estão fazendo certo os investimentos?
Há algum tempo, muitas pesquisas mostram que as empresas estão cada vez mais questionando o investimento em desenvolvimento dos seus profissionais, sobretudo quando o assunto é inglês. Geralmente o cenário se repete em diversas empresas de diversos sertores – na hora de profissional fazer uso do arsenal de inglês técnico para fechar aquele negócio ou dar o show naquela reunião, o resultado fica aquem do esperado.
No entanto, várias pesquisas mostram que o investimento em inglês, sobretudo o técnico, assegura fator alavancador no crescimento profissional dos brasileiros.
Porque então a desconfiança na hora de investir no inglês profissional? Bem, a resposta é simples… geralmente o investimento é em inglês mas não o inglês técnico que os colaboradores das empresas precisam para atuar no seu dia a dia. Saber bater papo no restaurante e acompanhar as explicações da guia turística é maravilhoso, mas não é esse tipo de inglês que você vai usar na apresentação dos resultados no último quarter.
Portanto, o departamento de Treinamento & Desenvolvimento, assim como o próprio profissional precisam saber para que o inglês é necessário e como vai ser usado na empresa. Há necessidade de planejar. Além disso, desde o início, é preciso saber como será a averiguação dos resultados sobre o investimento – o ROI. As empresas precisam definir indicadores concretos, desde medir o nível de satisfação dos seus profissionais com programas de desenvolvimento aplicados, passando pela averiguação da efetiva aquisição das competências linguísticas, a aplicação dessas competências no dia a dia dos profissionais, bem como os resultados de negócios que essa atuação trouxe para o bottomline. É fundamental monetizar, na medida do possível esses resultados, de forma a mostrar se houve retorno sobre o investimento – ROI. Em resumo, há necessidade de ter 3 a 5 níveis de indicadores de desempenho que medem desde o esforço e compromentimento dos colaboradores com a iniciativa de aquisição do inglês técnico, até a contribuição disso no resultado líquido da empresa.
Nessa final de ano, investir tempo para planejar o que se quer com o programa de desenvolvimento em inglês nas empresas é imprescindível, pois irá definir elementos fundamentais que garantem o sucesso como as metodologias a usar, os parceiros especialistas desenvolvimento de inglês técnico para uso profissional, além de outros elementos como o prazo dentro do qual o resultado efetivo é esperado.